top of page

Conheça as principais espécies da região

      A Mata Atlântica é um bioma de importância global, constituído por um conjunto de formações florestais e outros tipos de vegetação, que se estendia originalmente por cerca de 1.300.000 km2, abrangendo a totalidade do estado de Santa Catarina. Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade e um sumidouro de carbono de significância para o clima, a Mata Atlântica regula o fluxo dos mananciais, assegura a fertilidade do solo, controla o equilíbrio climático e protege escarpas e encostas das serras, além de preservar um patrimônio histórico e cultural, serviços ambientais vitais para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio.

Na Mata Atlântica, no decorrer da colonização e exploração econômica, foram destruídas extensas áreas da sua cobertura vegetal. Apenas cerca de 22% da área original ainda estão cobertas com remanescentes de vegetação nativa. No entanto, os fragmentos florestais, bem conservados e maiores de 100 ha, somam apenas 7,3% da cobertura original.

(Pagamentos por Serviços Ambientais na Mata Atlântica: lições aprendidas e desafios / Fátima Becker Guedes e Susan Edda Seehusen; Organizadoras. – Brasília: MMA, 2011.)

bottom of page