top of page

A Família Figueira

​      "Tem uma árvore chamada figueira, que é a que leva o meu sobrenome ou eu que levo o dela, não sei."        Gomercindo Figueira

      Seu Gomercindo nasceu em Erval Grande - RS, em 1950.  É de uma família com 11 irmãos, 5 meninos, 6 meninas. Seu pai era rígido, mas Gomercindo não se deixou abater e concluiu o ensino fundamental. O pai era balseiro e criava gado, usava uma balsa de madeira para transportar passageiros e carga. Muitas viagens demoravam até 12 dias para serem concluídas. A mãe era severa, porém entendia os filhos e os apoiava. Seu Gomercindo ajudava a mãe a fazer açúcar mascavo (de cana) desde muito novo, junto a todos os irmãos.

      Considera a cultura cabocla como uma "cultura de bom âmbito". Comia muita canjica, mandioca, quirera e carne de gado e suíno, não gostava de caçar e pescar. Seu Gomercindo teve problemas na escola, pelos castigos impostos pelo professor, os alunos tinham medo do professor. Sofreu bullying por ser caboclo.

      Nelci, nasceu em 1956. É natural de Erval Grande - RS. Vem de uma família de 5 irmãos, 4 moças, 1 homem. Os pais eram rígidos com a educação dos filhos, sempre controlavam o caminho dos filhos à escola. Estudou desde os 6 anos, até a quarta série do ensino fundamental. Cresceu ajudando os pais no trabalho com a terra, com o gado e dentro de casa. Seu Gomercindo acredita que ele e Nelci se conheceram por destino. Ambos se conheceram no município de Erval Grande - RS, quando ele tinha 19 anos e ela 13 anos. Casaram em 1976 e tiveram 6 filhos. Em 1978, mudaram-se para a linha Alto Capinzal, onde vivem até hoje.

 

 

bottom of page