top of page

Fauna

Conheça as espécies de animais da região

Pica-pau do campo - Colaptes campestris

​​
É um grande pica-pau sul-americano, campestre e terrícola. Também é conhecido como chã-chã.
Chega a ter mais de 30cm, essa espécie é facilmente identificável por conta da sua coloração; tem os lados da cabeça e do pescoço amarelos, assim como o peito, o alto da cabeça e a nuca são negros, da mesma forma que o bico e os tarsos, manto e barriga barrados e o baixo dorso é visivelmente branco ao voo..

Corruira - Troglodytes Musculus

​​
Muito comum, ocorre virtualmente em todos os hábitats abertos e semi-abertos, aparecendo rapidamente em clareiras abertas em regiões florestadas. Sendo uma ave de pequeno porte, se esconde entre arbustos, onde procura por insetos piando repetidamente. Seu canto trinado, alegre e melodioso, é ouvido principalmente no começo da manhã.

Gavião Carijó - Rupornis magnirostris

​​
Ocorre desde o México à Argentina e em todo o Brasil. Consome desde insetos até aves e lagartos. Procura os abrigos diurnos de morcegos para atacá-los enquanto dormem. Ataca ninhos de outras aves e por isso é ferozmente perseguido por andorinhas e suriris.

Garças Brancas - Ardea albaEgretta thula

​​
As garças brancas grande e pequena, se diferenciam pela ponta do bico e as pernas escuras enquanto a base do bico e os pés são amarelados, na pequena, e a grande tem pés e bico amarelados. Alimentam-se principalmente de peixes, mas já foram vistas comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico.

Quero Quero - Vanellus chilensis

​​
O quero-quero se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama. Para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas. Também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres. É comum encontrar seus ovos em pequenos 

Sabiá-poca - Turdus amaurochalinus

​​
Alimentam-se de invertebrados e pequenos frutos, principalmente no solo. Como outros sabiás, gostam de ciscar com o bico as folhas secas e escavar o chão. A cada movimento com o bico para a lateral, dão um salto para trás e ficam procurando presas, imóveis por alguns segundos. Se nada aparece, saltam para a frente, ciscam e retornam à posição original.

Surucuá - Trogon curucui

​​
Passa muito tempo procurando insetos, ficam parados observando, por isso seu nome (dorminhoco) . Complementam a alimentação com frutinhos pequenos, em especial da embaúba. Nos dois casos, apanham o alimento em vôo direto, ficando sob a presa ou fruto.

Fonte das informações: Wikiaves - www.wikiaves.com.br

Sebinho - Coereba flaveola

​​
Ave de pequeno porte, chegando a 10 centímetros e 15 gramas Tem o dorso marrom, o peito e o abdome amarelos, o pescoço cinza e a cabeça listrada preta e branca, não apresentando diferenças na plumagem em relação aos machos e fêmeas. Se alimenta principalmente de néctar e frutas, mas também pode aproveitar insetos e aracnídeos que encontrar.

Pomba de Bando - Zenaida auriculata

​​
Pode formar bandos de milhares de indivíduos durante migrações ou em pousos coletivos em locais onde dormem. Além do tamanho, outra característica capaz de identificá-la são as duas listras negras e pequenas atrás dos olhos, formando como se fossem orelhas.

Carcará - Caracara plancus

​​
Ocorre em campos abertos, cerrados, borda de matas e inclusive centros urbanos de grandes cidades. Não é um predador especializado, e sim um generalista e oportunista). Onívoro, alimenta-se de quase tudo o que acha, de animais vivos ou mortos até o lixo produzido pelos humanos, tanto nas áreas rurais quanto urbanas.

Anú Branco - Guira Guira

​​
Vivem em campos, lavouras e ambientes mais abertos. Migram para regiões onde eram desconhecidos e tornam-se as aves mais comuns ao longo das estradas. Devido ao seu voo lento, são frequentemente atropelos ou arrastados para o mar pelo vento. São afetados pelos inseticidas, já que se alimentam de artrópodes que podem estar contaminados.

Gralha Piaça - Cyanocorax chrysops

​​
Vive em bandos de 10 a 20 indivíduos fora da época reprodutiva, quando desfaz-se o bando e formam-se casais. O ninho é feito em árvores altas e espinhentas, composto por fortes varas porém ralos, podendo os ovos cair através delas. Pões de 6 a 7 ovos grandes, azul-celeste ornados de desenhos brancos.

Anú Preto - Crotophaga ani

​​
Apesar de formar casais, vive sempre em bandos, ocupando territórios coletivos durante todo o ano. São aves extremamente sociáveis. Tem grande habilidade em pular e correr entre arbustos. São essencialmente carnívoros, comendo insetos, aranhas e até camundongos. Pescam na água rasa, periodicamente comem frutas.

Canário da terra - Sicalis flaveola

​​
Alimenta-se de sementes no chão. É uma espécie predominantemente granívora (come sementes). O formato do bico é eficiente em esmagar e seccionar as sementes, sendo portanto, considerada predadora e não dispersora de sementes. Ocasionalmente alimenta-se de insetos. Costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho.

bottom of page